27 de janeiro de 2012

David e Jônatas eram gays?

Responde: Alan Brizotti

A amizade é um dos aspectos mais subestimados da espiritualidade. Vivemos na era dos conteúdos esvaziados, dias onde tudo é marcado pela penumbra da suspeita. Os relacionamentos são marcados por pitadas de maldade. Não são poucos os que lêem o texto sobre a amizade entre Jônatas e Davi e acreditam numa provável relação homossexual entre eles. O que me intriga é que, geralmente não se valoriza o que a Bíblia diz (principalmente quando ela é normativa em questões de relacionamentos), contudo, buscam-se desesperadamente textos bíblicos que legitimem as práticas homossexuais. Então, valoriza-se a Bíblia ou não?

A raiz dessa problemática está na abismal incapacidade do homem pós-moderno em manter amizades leais, a incapacidade de pertencer. Não é por acaso que os psicólogos e psiquiatras estejam sendo vistos como “amigos profissionais”. É a tragédia da amizade descartável, uma espécie de relação utilitarista e monetária que, movida pela estética do fingimento, termina quando o dinheiro (ou o prazer) acaba. Um provérbio italiano diz: “Amizade que termina, nunca começou”. Eugene Peterson diz: “um Jônatas faz acontecer um Davi”.

O amor que a Bíblia define na relação de Jônatas e Davi vai muito além da famigerada “opção sexual” – é uma forma de santidade. No texto bíblico de I Samuel 20. 42, Jônatas diz a Davi: “O Senhor seja testemunha entre mim e ti”, esse amor torna a experiência humana em algo santo. Essa amizade permitiu um milagre: de maneira radicalmente oposta a seu pai, Saul, Jônatas discerniu a presença de Deus em Davi. A amizade de Jônatas conseguiu enraizar-se na alma de Davi de uma forma que o ódio de Saul jamais conseguiu. Foi uma amizade baseada no “vínculo da paz”.


O fator Jônatas é a aliança, o pacto, o “amor de almas”, que cria vínculos na sociedade dos solitários. Muitos pactos de amizade – o fator Jônatas – ainda são vividos nas atuais “cortes de Saul” que se tornaram alguns casamentos, postos de trabalho, famílias, igrejas, lugares que vivem em condições hostis a esse tipo de propósito. Entretanto, a vitória está na permanência da aliança e não na vulnerabilidade das circunstâncias e opiniões.

No mesmo texto, I Samuel 20. 42, Jônatas diz a Davi: “Vai-te em paz”: uma amizade libertadora, não opressiva, digna do amor que permite ao outro a potencialidade de suas asas. Não vejo qualquer conotação homossexual entre Jônatas e Davi – nenhuma tentativa “romanceada” de sexualizar, erotizar ou “casar” esses dois corações. O que há é uma abençoada convergência de admiração mútua. Um perfeito pacto de vida. Um amor que poucos – homossexuais ou heterossexuais – descobriram.

Fonte : Genizah

21 de janeiro de 2012

O DIA EM QUE O SOL PAROU


Cientistas da NASA, a agência espacial norte-americana, no início da década de 80, em Green Belt, Maryland, dedicaram-se à uma exaustiva pesquisa, com o uso dos mais modernos recursos da informática, para estabelecer a posição exata do Sol, da Lua e dos diversos planetas do nosso sistema solar durante o milênio.

Harold Hill, presidente da companhia de engenharia Curtis, com sede na cidade de Baltimore, também em Maryland, relata sua experiência no cargo de consultor do programa espacial daquele período:

- "Precisamos desses dados para que satélites possam ser lançados ao espaço para missões de exploração de novos corpos celestes sem que entrem em rota de colisão com qualquer um deles. Como pretendemos construir foguetes não-tripulados com autonomia para muitas décadas no espaço, precisamos traçar sua trajetória com precisão para que as gerações futuras venham a receber e analisar os dados enviados por eles.

Nós e os cientistas da NASA descobrimos que falta um dia no calendário universal. Envolvido nessa pesquisa, pude presenciar uma descoberta fantástica: falta um dia na história do universo!"

Eis como tudo aconteceu: Os engenheiros da NASA colocaram os dados no computador para que ele determinasse a exata posição dos astros, tanto no passado quanto no futuro e, então, surgiu um impasse. O computador sùbitamente interrompeu o programa e mostrou na tela um aviso de que havia algo errado nos números que lhe serviram de base para os cálculos. Entretanto, havia entre eles um cristão que lhes falou então sobre a história de Josué. Os engenheiros da IBM foram imediatamente chamados para verificação de um possível defeito e, após um cuidadoso exame de toda a rede de informática, garantiram que estava tudo em ordem. Foi então que esse membro cristão que fazia parte da equipe lembrou-se de que Josué, segundo os textos sagrados, certa ocasião ordenara ao Sol que parasse, e contou o episódio aos seus colegas.
Ninguém acreditou, a princípio, pois todos os outros cientistas eram acostumados a fatos concretos e, assim, eles o desafiaram a provar o que dizia. Ao ser desafiado, o cientista pegou a sua Bíblia e mostrou-lhes Josué 10:12 – "Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel; e disse, na presença dos israelitas: Sol, detém-te sobre Gibeom, e tu, lua, no vale de Aijalom". Explicou-lhes que Josué se encontrava rodeado por inimigos e se a noite caísse, eles poderiam sobrepujá-lo. Pediu, portanto, a Deus para que o Sol parasse, e aasim aconteceu, o Sol não se pôs o dia todo.

Depois dessas explicações, resolveram colocar esses novos dados nos computadores para ver se era realmente o dia que faltava e, voltando no tempo, acharam uma resposta aproximada. O período que faltava no tempo por causa do pedido de Josué era de 23 horas e 20 minutos;não era, portanto, um dia inteiro, conforme garantiam os computadores da NASA. Com esse resultado, os cientiostas voltaram ao livro de Josué e acharam o capítulo 10 v.13:"E o Sol se deteve, e a Lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos ...O Sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro". Bem, o texto bíblico confirmava que não era exatamente um dia inteiro e esse achado foi muito importante, mas ainda assim continuavam em dificuldades, porque faltavam 40 minutos, e não é possível realizar cálculos para séculos futuros com um erro desse tipo.

Após algum tempo, aquele cientista cristão se lembrou de uma outra passagem bíblica que mencionava um outro episódio a respeito do sol. Dessa vez o astro maior teria regredido no tempo. Todos ficaram atônitos ... absolutamente mudos ! ... E, novamente, o primeiro impulso foi de descrédito, porém, utilizando-se de um programa específico para consultas bíblicas, chegaram ao seguinte texto:II Reis 20: 8 a 11 – "Ezequias disse a Isaías: Qual será o sinal de que o Senhor me curará e de que ao terceiro dia subirei à casa do Senhor? ... Respondeu Isaías: Ser-te-á isto da parte do Senhor como sinal de que Ele cumprirá a palavra que disse:Adiantar-se-á a sombra dez graus, ou os retrocederá ? ... Então disse Ezequias:É fácil que a sombra adiante dez graus; tal, porém, não aconteça, antes retroceda dez graus... Então o profeta Isaías clamou ao Senhor, e fez retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz".

Ficaram todos quietos naquele momento. A incredulidade por causa daquilo que é concreto foi fulminada pelas palavras de um livro milenar, muitas vezes ignorado... Dez gráus são exatamente 40 minutos que, somados às 23 horas e 20 minutos do tempo utilizado por Josué, formam precisamente as 24 horas ( um dia ) faltantes em nossos cálculos.
_______________
Texto extraído de depoimento do Dr. Harold Hill e adaptado pela Revista Plenitude nº 13.

12 de janeiro de 2012

VÍDEO - Câncer, Fé e Natal - Assista



No dia 23/12, a Jaky foi internada com muitas dores e falta de ar decorrentes de um câncer de pulmão e na coluna cervical. A luta contra a doença acontece há um ano.

Como agradecimento a todos que a tem acompanhado em oração, ela e o marido Mauro gravaram este vídeo. Eles registraram seu desejo: “Que Deus venha fortalecer as pessoas que passam por problemas semelhantes e também por outros tão complexos quanto este”.

Ao assistir o vídeo (indicado pelo Misael, do Arte de Chocar), não pude conter as lágrimas. Naquele momento, alguns pensamentos me vieram à mente:

1. Será que os adeptos da teologia da prosperidade, que entre outras heresias ensina que toda doença é falta de fé e que o verdadeiro crente não pode adoecer, conseguem sustentar seus argumentos diante de uma prova tão incontestável de alguém que ama a Deus, e não obstante está doente?

2. Será que nós, caso enfrentássemos uma situação semelhante, manteríamos o mesmo espírito de luta que Jaky demonstra?

Lembrei do pastor Francisco Zapata, que uma vez me disse, em sua casa: “Sofro muito com essa enfermidade, mas se através dela o Senhor for glorificado e outros receberem consolação, então não só aceito essa doença como também desejo estar mais doente”. Para quem não sabe, Zapata é cego e tetraplégico. Ele ficou assim depois de conhecer a Cristo. Ele é pastor e fundador da pequena igreja “Luz Admirable”, em Piura.

Vamos continuar orando pela Jaky. É o mínimo que posso fazer depois de ver este vídeo tão desafiador, que nos convida a adorar a Deus sem olhar para as circunstâncias.

Ore você também!

FONTE : http://www.pulpitocristao.com/

Leitura Bíblica - 12 de Janeiro


Hoje é dia de lermos as seguintes passagens da Bíblia :

Gênesis 29-30
- Jacó chega ao poço de Harã
- Jacó encontra Raquel
- Labão engana a Jacó
- Jacó casa com Raquel
- O nascimento a Jacó de doze filhos e uma filha
-Labão faz um novo pacto com Jacó
- A maneira como Jacó se pagou de Labão

Mateus 9:18 - 9:38
- A cura da mulher que tinha um fluxo de sangue
- A cura de dois cegos e um mudo.
- A seara e os ceifeiros

Leia a Bíblia em um ano. Este é um projeto para incentivo da leitura bíblica. Para obter o esquema completo de leitura bíblica entre em nosso blog e baixe na sessão de downloads.
Divulgue e compartilhe.

Leitura Bíblica - 11 de Janeiro


Hoje é dia de lermos as seguintes passagens da Bíblia :

Gênesis 27-28
- Isaque manda Esaú fazer-lhe um guisado
- Rebeca e Jacó enganam Isaque
- Esaú traz ao seu pai o guisado e descobre que Jacó tomou a sua benção
- Isaque manda Jacó a Padã-Arã
- A visão da escada de Jacó
- A coluna de Betel

Mateus 8:28 - 9:17
- O endemoninhados gadarenos
- O paralítico de Cafarnaum
- A vocação de Mateus
- O Jejum

Leia a Bíblia em um ano. Este é um projeto para incentivo da leitura bíblica. Para obter o esquema completo de leitura bíblica entre em nosso blog e baixe na sessão de downloads.
Divulgue e compartilhe.

Leitura Bíblica - 10 de Janeiro


Hoje é dia de lermos as seguintes passagens da Bíblia :

Gênesis 25-26
- Abraão casa com Quetura e tem filhos dela
- Abraão morre
- Os descendentes de Ismael
- Os descendentes de Isaque
- O nascimento de Esaú e Jacó
- Isaque vai a Gerar por causa da fome
- Abimeleque faz um pacto com Isaque

Mateus 8:1 - 8:27
- O leproso purificado
- O centurião de Cafarnaum
- A sogra de Pedro
- Como devemos seguir a Jesus
- Jesus apazigua a tempestade

Leia a Bíblia em um ano. Este é um projeto para incentivo da leitura bíblica. Para obter o esquema completo de leitura bíblica entre em nosso blog e baixe na sessão de downloads.
Divulgue e compartilhe.

Leitura Bíblica - 09 de Janeiro


Hoje é dia de lermos as seguintes passagens da Bíblia :

Gênesis 23-24
- A Morte de Sara
- Abraão manda seu servo buscar uma mulher para Isaque
- O encontro de Rebeca
- Rebeca consente em casar com Isaque

Mateus 7:7 - 7:29
- Continuação do sermão da montanha. O hábito de julgar os outros.
- A bondade de Deus
- Os dois caminhos
- Os falsos profetas
- Quem entra no Reino dos céus
- os dois Alicerces

Leia a Bíblia em um ano. Este é um projeto para incentivo da leitura bíblica. Para obter o esquema completo de leitura bíblica entre em nosso blog e baixe na sessão de downloads.
Divulgue e compartilhe.

8 de janeiro de 2012

Leitura Bíblica - 08 de Janeiro


Hoje é dia de lermos as seguintes passagens da Bíblia :

Gênesis 20, 21 e 22
- Abraão nega que Sara é sua mulher
- O nascimento de Isaque
- O despedida de Agar e Ismael
- Abimeleque faz um pacto com Abraão
- Deus manda Abraão matar seu filho Isaque

Mateus 6:19 - 7:6
- O tesouro no céu. O olho puro. Os dois senhores. A ansiosa solicitude pela nossa vida.
- Continuação do sermão da montanha. O hábito de julgar os outros.

Leia a Bíblia em um ano. Este é um projeto para incentivo da leitura bíblica. Para obter o esquema completo de leitura bíblica entre em nosso blog e baixe na sessão de downloads.
Divulgue e compartilhe.

Leitura Bíblica - 07 de Janeiro


Hoje é dia de lermos as seguintes passagens da Bíblia :

Gênesis 18 e 19
- Aparecem três anjos a Abraão
- Deus anuncia a destruição de Sodoma e Gomorra
- Abraão intercede junto a Deus pelos homens
- Ló recebe os dois anjos em sua casa

Mateus 6:1 - 6:18
- Continuação do sermão da montanha. Esmolas, oração e Jejum

Leia a Bíblia em um ano. Este é um projeto para incentivo da leitura bíblica. Para obter o esquema completo de leitura bíblica entre em nosso blog e baixe na sessão de downloads.
Divulgue e compartilhe.

6 de janeiro de 2012

Leitura Bíblica - 06 de Janeiro

Hoje é dia de lermos as seguintes passagens da Bíblia :

Gênesis 15, 16 e 17
- Deus anima a Abrão e promete-lhe um filho
- Deus faz um pacto com Abrão
- Agar é dada por mulher a Abrão
- Deus muda o nome de Abrão
- Deus muda o nome de Sarai
- A instituição da circuncisão

Mateus 5:21 - 5:48
- O sermão da montanha e As beatitudes

Leia a Bíblia em um ano. Este é um projeto para incentivo da leitura bíblica. Para obter o esquema completo de leitura bíblica entre em nosso blog e baixe na sessão de downloads.
Divulgue e compartilhe.

5 de janeiro de 2012

Leitura Bíblica - 05 de Janeiro

Hoje é dia de lermos as seguintes passagens da Bíblia :

Gênesis 12, 13 e 14
- Deus chama Abrão e lhe faz promessas
- Abrão desce ao Egito
- Abrão volta do Egito
- Abrão e Ló separam-se
- Guerra de quatro reis contra cinco
- Ló é levado cativo
- Melquisedeque abençoa a Abrão

Mateus 5:1 - 5:20
- O sermão da montanha e As beatitudes
- Os discípulos são o sal da terra e a luz do mundo
- O cumprimento da lei e dos profetas

Leia a Bíblia em um ano. Este é um projeto para incentivo da leitura bíblica. Para obter o esquema completo de leitura bíblica entre em nosso blog e baixe na sessão de downloads.
Divulgue e compartilhe.

Leitura Bíblica - 04 de Janeiro

Hoje é dia de lermos as seguintes passagens da Bíblia :

Gênesis 9, 10 e 11
- O pacto que Deus fez com Noé
- Noé planta uma vinha
- Os descendentes de Noé
- Toda a terra com uma mesma língua
- A confusão das línguas

Mateus 4
- A tentação de Jesus
- Jesus na Galiléia, Os primeiros discípulos

Leia a Bíblia em um ano. Este é um projeto para incentivo da leitura bíblica. Para obter o esquema completo de leitura bíblica entre em nosso blog e baixe na sessão de downloads.
Divulgue e compartilhe.

Leitura Bíblica - 03 de Janeiro

Hoje é dia de lermos as seguintes passagens da Bíblia :

Gênesis 6, 7 e 8
- A corrupção geral do gênero humano
- Deus anuncia um Dilúvio a Noé
- Noé e sua família entram na arca
- O dilúvio
- As águas do dilúvio diminuem
- Noé solta um corvo e depois uma pomba
- Noé e sua família saem da arca

Mateus 3
- João Batista
- O batismo de Jesus

Leia a Bíblia em um ano. Este é um projeto para incentivo da leitura bíblica. Para obter o esquema completo de leitura bíblica entre em nosso blog e baixe na sessão de downloads.
Divulgue e compartilhe.

2 de janeiro de 2012

Leitura Bíblica - 02 de Janeiro

Hoje é dia de lermos as seguintes passagens da Bíblia :

Gênesis 3, 4 e 5
- A tentação de Eva e a queda do homem.
- O nascimento de Caim, Abel e Sete.
- O primeiro homicídio.
- A genealogia de Sete

Mateus 2
- A fuga para o Egito. A matança dos inocentes.
- A volta do Egito

Leia a Bíblia em um ano. Este é um projeto para incentivo da leitura bíblica. Para obter o esquema completo de leitura bíblica entre em nosso blog e baixe na sessão de downloads.
Divulgue e compartilhe.

1 de janeiro de 2012

Leitura Bíblica - 01 de Janeiro

Hoje é dia de lermos as seguintes passagens da Bíblia :

Gênesis 1 e 2
- A criação do céu e da terra e de tudo o que neles se contém
- A criação dos seres viventes
- A formação do Jardim do Éden
- Como Deus criou a mulher

Mateus 1
- A genealogia de Jesus
- Nascimento de Jesus
- Os magos do oriente

Leia a Bíblia em um ano. Este é um projeto para incentivo da leitura bíblica. Para obter o esquema completo de leitura bíblica entre em nosso blog e baixe na sessão de downloads.
Divulgue e compartilhe.