16 de outubro de 2012

Paulo era Casado ?Solteiro?Viúvo ?Membro do Sinédrio ?

É comum ouvir alguns pregadores falando sobre detalhes da vida de Paulo. Alguns dizem que ele era casado. Outros afirmam que era viúvo. Alguns até dizem que era cunhado de Estevão e noivo de Abigail. Alguns afirmam que era do sinédrio e portanto deveria ser casado. Mas quais destes fatos são verdade e quais não apenas suposições. Vamos de forma resumida tentar dar um "norte" a estas questões.


1) Paulo era membro do Sinédrio ? 
Existe um texto bíblico que pode implicar que Paulo era membro do Sinédrio. Essa implicação surge do fato de que Paulo, relembrando suas atitudes contra os cristãos antes de sua conversão, disse que dava seu voto em favor do assassinato de cristãos (At 26:10). (At 22:5). O único local, em Israel onde essa prática era legalmente seguida em Israel era no Sinédrio. Isso, se coerente com a realidade histórica, implicaria que Paulo, nesse momento de sua vida fosse casado, tinha mais de 30 anos e tinha boa reputação diante do povo (todas as prerrogativas para se fazer parte do Sinédrio em Israel naqueles dias), outra alternativa era que Paulo foi feito membro do Sinédrio não necessariamente por preencher essas prerrogativas de forma estrita, mas pela parte que desempenhou no caso de Estêvão, o que lhe concedeu destaque dentre os inimigos de Cristo (essa é a posição de Ellen White em Atos dos apóstolos, pg 102). Em nosso blog existe um informações sobre o Sinédrio em um dos nossos posts.

2)Paulo era noivo de Abigail ? A Bíblia traz alguma informação ?
Não. Paulo não era noivo de Abigail. E a Bíblia não traz nenhuma informação que este fato tenha acontecido. Quem criou este suposto relacionamento foi Chico Xavier dentro da doutrina espírita nos seus escritos psicografados sobre a vida de Paulo. O cristão que repete dados sem pesquisar as fontes corre o risco de perecer por falta de conhecimento.

3) Paulo era casado ? Viúvo ?Solteiro ?O que a Bíblia diz ?
O texto contido em 1 Coríntios 7:8 pode sugerir algum indício que Paulo era viúvo.  Alguns citam 1 Coríntios 9:5 para afirmar que Paulo era casado. Ou até mesmo o 1 Coríntios 7:7a afirmam que Paulo era solteiro por que ele diz : "Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo". E mediante a isto nos confundimos com esta questão. Creio que temos que andar no lado mais lógico da questão.

Não encontramos nenhum texto bíblico claro que afirme o estado civil de Paulo. A grande maioria dos estudiosos aceita o fato que ele tinha sido casado ou era viúvo. Isso por causa do seu envolvimento no sinédrio e também pelo grande conhecimento no aconselhamento na área do casamento que paulo teceu em suas cartas. Baseando-se em alguns fatos históricos encontramos alguns historiadores como Clemente de Alexandria (155-215 d.c) afirmando que Paulo era casado. O fato de Paulo ser fariseu também o leva para o casamento. Os fariseus mantinham suas tradições ancestrais e o casamento era norma para ps fariseus. Então o mais lógico, porém sem argumentos claros, é caminhar pelo pensamento que PAULO PASSOU PELO CASAMENTO SIM!

O que podemos afirmar com certeza é que durante o seu chamado, após a conversão, Paulo não teve relacionamentos com mulheres. Isso foi por opção própria. Paulo não condenava o casamento e muito contribuiu com aconselhamentos nesta área.

Esperamos que nosso breve texto tenha auxiliado em algo na sua pesquisa.
Fique a vontade para comentar.



19 comentários:

  1. e a respeito do celibato??

    ResponderExcluir
  2. gostei do texto.O texto está fundamentado nos padrões das escrituras sagradas e está recheado de referência bíblicas e históricas.Parabéns. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Anônimo.
    Celibato é a condição da pessoa que se abstém voluntariamente da função sexual reprodutiva. Pode ser por aversão ao sexo etero ou à perpetuação da espécie. O mais costumeiro, é por obediência a voto de castidade sugerido por ordens religiosas e que milhões de vezes foi descumprido, já que, as leis da natureza costumam ser muito mais fortes e eficientes do que as dos humanos.

    A recomendação de celibato clerical na igreja latina possui sua primeira menção pelo Concílio de Elvira (295-302). Paulo não estava debaixo desta "lei do celibato" ainda.

    Abração !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro que não,ele relata que as pessoas deviam casar,pra não fornicar ele preferiu abster pra se entregar completamente em sua missão dada por Deus,caso contrario ele não comentava sobre aprovar casamentos
      amém!!

      Excluir
    2. Como faço para citar este blog tem como em um trabalho da faculdade?

      Excluir
  4. Equilíbrio. Esta é norma para caminharmos sobre assuntos flutuantes que encontramos nas Escrituras, e este foi o critério do irmão, equilibrado, entretanto não deixou de colocar suas posições firmes nas bifurcações. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. E desde de quando fazer sexo com namorado é prostituição ? Quem ta se vendendo? Igreja católica estabeleceu casamento para acabar com prostituição de uma época em que mulher era mero objeto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está usando o verbo errado. Sem negócio, os namorados fornicam !

      Excluir
  6. Gostei muito deste texto, já faz tempo que gostaria de tirar dúvidas sobre o apostolo Pauloe Abigail, lendo este escrito hoje minhas dúvidas foram discipadas...

    ResponderExcluir
  7. Gloria ao senhor. Duvida tirada

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a explicacao

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a explicacao

    ResponderExcluir
  10. Jesus não era casado e conhecia bem o assunto sobre casamento
    paulo foi chamado de jovem em atos e pediu carta para perseguir os Cristãos.

    ResponderExcluir
  11. É uma contradição muito grande se levarmos em consideração as idéias acima, pois como pode um homem na envergadura de Paulo deixar mulher e seguir sozinho? Muito é falado sobre as escrituras, apenas devemos raciocinar.

    ResponderExcluir
  12. se paulo era casado ou não .acho que não importa muito .importante é que desde quando ele se converteu fivou só. e foi fiel atè a morte .......glorias a deus

    ResponderExcluir
  13. O estudo, as pesquisas, o interesse pelo conhecimento da verdade são de importância máxima. As conclusões é que às vezes são tendenciosas.Devemos sempre depois de ler ou ouvir a interpretação do homem, buscar a verdade através do Divino Espírito Santo para discernir conscientemente. Quando o Espírito Santo se pronuncia afirmando ou negando, a nossa dúvida desaparece e só nos resta agradecer.

    ResponderExcluir
  14. Achei perfeito a explicação, está lado a lado com as Escrituras. Deus Abençoe.

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que Paulo era solteiro por causa de 1corintios 7;7 pela intepretação do texto.Mas vou buscar outra linha de estudo para esclarecimentos melhor.

    ResponderExcluir