15 de abril de 2010

Jetro, Reuel ou Hobabe ? Quem foi o Sogro de Moisés ?

Lendo a Bíblia cheguei a uma dúvida interessante. No livro de Êxodo, dois são os nomes do sogro de Moisés, e um terceiro nome gera confusão entre o meio cristão, então para "cavarmos" nesse assunto, vamos citar os versículos primeiro.

DADOS BÍBLICOS
Ex 3:1 - E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.

Ex 2:18 - E voltando elas a Reuel seu pai, ele disse: Por que hoje tornastes tão depressa?

Jz 4:11 - E Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés; e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaanaim, que está junto a Quedes

Temos três nomes, e isso pode gerar uma confusão.
Trazendo citações bíblicas e históricas entendemos que Jetro e Reuel eram a mesma pessoa. E que Hababe era o filho de Jetro.

Jetro - sogro de Moisés - Êxodo capítulos 3:1, 4:18, 18:1 e 18:5; - também chamado Reuel no livro de Êxodo, capítulo 2:18-21.

E em Números 10:29 lemos que Hobabe é filho de Reul(Jetro).
"Disse então Moisés a Hobabe, filho de Reuel, o midianita, sogro de Moisés: Nós caminhamos para aquele lugar, de que o SENHOR disse: Vo-lo darei; vai conosco e te faremos bem; porque o SENHOR falou bem sobre Israel."
Hobab em hebraico é Midianita, esse radical indica o lugar onde eles habitavam que era midiã. Os filhos de Jetro são "Midianitas" ou "Hobabitas", ou descendentes de Hobabe.

DADOS HISTÓRICOS
Alguns dados históricos que posso levantar sobre o sogro de Moisés é que ele era uma espécie de profeta, também descendente de Abraão.
Entre os muçulmanos Jetro tem grande importância.Os muçulmanos acreditam que ele foi designado por Deus para ser um profeta para as pessoas que viveram no leste do monte Sinai, o povo de Madian e Ayka. A população destas terras eram especialmente conhecidas por enganarem e serem desonestas. Jetro admoestá-los contra tais ações, mas eles não escutavam. Posteriormente, ambas as terras foram destruídas pela ira de Deus.

A tumba de Jetro, pode ser visita na baixa galiléia.


Para quem quer visitar pelo Google Earth, segue endereço.

12 comentários:

  1. muito bom e esclarecedor obrigado israeloliver

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado por esclarecer um assunto tão contraditório israel oliver

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita e pelo comentário Oliver ! Que Deus te abençoe ricamente !

    ResponderExcluir
  4. obrigada pela a explicação,eu naõ estava entendendo como uma pessoa poderi ter dois nomes nessa epoca!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da explicação, agora sim entendi. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Entenda! depois de varias pesquisas, tive a conclusão evidente que Jethro e Reuel são a mesma pessoa, Pai de Zípora(Séfora) Esposa de Moisés, e Hobabe é filho de Jethro(Reuel) irmão de Zípora(Séfora) Cunhado(e sogro) de Moisés.

    Porque Cunhado e Sogro ao mesmo tempo?

    Pois a morte de seu PAI Jetro(Reuel) ele se tornou responsavel pela as filhas de seu PAI, sendo assim Cunhado e Sogro de Moisés.

    ResponderExcluir
  7. Olá Tiago DOS, obrigado pelo comentário.

    Era comum depois da morte do patriarca o filho mais velho herdar não somente os bens mas a responsabilidade de cuidar dos familiares. Depois da morte de Jetro o filho mais velho assumiu esta responsabilidade.

    Mas não podemos nos confundir e nem confundir quem estuda as escrituras dizendo que ele era SOGRO de Moisés. Ele assumindo o seu papel de primogênito não faz com que ele deixe de ser cunhado. Jesus não foi padrasto de Tiago depois da morte de José. Precisamos ser CLAROS em separar os fatos. E separar somente os fatos que possuem REFERÊNCIAS.

    JETRO E REUEL = Mesma Pessoa.
    HOBABE = Filho de Jetro.

    Abração!

    ResponderExcluir
  8. NÓS DEVEMOS ENTENDER QUE REUEL, ERA O NOME PRÓPRIO DO SOGRO DE MOISÉS O NOME JETRO ERA O NOME SACERDOTAL, ASSIM, COMO VARIOS PERSONAGENS BÍBLICOS TINHAM NOME ECLESIÁSTICO E NOME PRÓPRIO...OK?

    ResponderExcluir
  9. Olá Anônimo,
    Vários personagens tinham nomes sacerdotais ? Eu gostaria de saber quais eram ?
    Pois se havia um nome sacerdotal, havia um significado e um chamado especial para o segundo nome.
    Cuidado para não "inventar" coisas novas nas escrituras.

    ResponderExcluir
  10. O anônimo (do dia 07/01/2013) tem razão quando diz que vários personagens bíblicos tinham nomes sacerdotais, entre eles podemos citar: Abrahão e Sarah (após as trocas de nome de Abrão e Saray), Israel (inicialmente era Jacó) e, ao que se evidencia pelos Evangelhos, há uma boa possibilidade do nome "Jesus" ser um título sacerdotal atribuído ao personagem cujo nome de nascimento teria sido "Emanuel".

    ResponderExcluir
  11. Olá novo anônimo. Eu continuo com a mesma linha de pensamento. Abraão, Sarah, Jacó receberam outros nomes sim. Mas estes outros nomes não tem são nomes sacerdotais.

    Observe os detalhes a cerca das trocas de nomes :

    Abraão a princípio chamava-se (Avram) (pai da nação de Aram). Depois, foi adaptado para Abraão (Avraham) (pai de muitas nações) - acrescentando-se a letra Hê.

    Sarai e Sara significa princesa. O Talmud explica que Sarai significava "minha princesa". Porém ao receber uma bênção que dela virá uma importante nação, seu nome é mudado para Sara, sem sufixo, pois será uma princesa para todos.

    Agora pergunto... o que tem de sacerdotal na troca de nome de Sara por exemplo ? De Sacerdotal não tem nada.

    Já o nome de nascimento do salvador não foi Emanuel. O nome Jesus é uma adaptação para o Português de um nome hebraico que aparece na Bíblia em duas formas: Yehoshua (יְהוֹשׁוּעַ) e Yeshua (יֵשׁוּעַ). Yeshua é uma forma abreviada do nome Yehoshua.
    O nome Yehoshua foi adaptado para o Português como Josué, e é o nome do auxiliar de Moisés, que após a morte de Moisés tornou-se o líder do Povo de Israel, e conduziu o povo na conquista da Terra de Canaã.
    Josué e Jesus em hebraico é a mesma coisa.

    Tanto o nome Yehoshua quanto o nome Yeshua foram adaptados para o grego como Iesus. Na tradução do Antigo Testamento (Tanach) para o grego, chamada Septuaginta, feita no século III A.C., o nome Yehoshua aparece como Iesus, e o nome Yeshua também aparece como Iesus. Daí é que veio a forma Jesus, que é usada nas traduções da Bíblia para o Português.

    Yehoshua significa Javé salva. Yeshua também tem este mesmo significado.

    Josué, Jesua e Jesus são o mesmo nome, em três diferentes adaptações para a língua portuguesa.

    Existem pessoas que dizem que é muito importante pronunciar o nome de Jesus como Yehoshua, ou como Yeshua, mas, na realidade, tanto faz falar Yehoshua, ou Yeshua, ou Jesus, pois de qualquer forma é o mesmo nome.

    Alguns dizem que nomes próprios não se traduzem.

    Realmente, nomes próprios não são traduzidos, mas muitas vezes são adaptados para outras línguas, pois existem certos fonemas (sons) que existem em uma certa língua, mas não existem em outras línguas.

    Mas Emanuel é como se fosse um "apelido". Deus Conosco. Jamais foi o nome de batismo de Jesus,

    ResponderExcluir
  12. eu sei.

    vamos dar o exemplo de Abraão, Isaque e Jaco (o Israel).

    quando jaco estava fujindo de Esau (o Edom) ele teve um sonho e depois ele falou com Deus. Deus disse: Eu sou Deus do seu "pai Abraão e Isaque"...

    pelo que eu sei o Jetro e o verdadeiro pai da mulher de moises. e Reuel e um pai de Jetro ou avô.

    Tambem Deus diz a Jose: não temas, eu sou o Deus do seu pai Abraão, Isaque e Jaco.

    Antigamente nao existia Avô, bisavô, etc... era tudo pai do ultimo descendente.

    Espero ter Ajudado!

    ResponderExcluir