3 de março de 2009

Caminho de Emaús, você reconhece Jesus ?

Um breve comentário: Sempre anotei na minha agenda os cultos que frequentei, temas, versículos chaves para estudar novamente em casa. Mas agora decidi fazer isso em forma de blog, para poder, quem sabe um dia compartilhar com outras pessoas. Se você foi ao culto esta semana, se quiser compartilhar a mensagem pregada, entre em contato através do blog para podermos publicar.
01.03.2009

Culto : Sede
Pregação : Pastor Nilton
Culto de Domingo. Demorei em postar a mensagem, mas está aqui. Sonoro este título, Caminho de Emaús.

Emaús, cidade cuja localização ainda não é exata, distava 66 estádios de Jerusalém, ou seja, 11 km (Lc. 24.13). Dentre as quatro diferentes povoações atuais que disputam a identificação com esta cidade bíblica, a mais provável é Qubeibeh, cerca de 11 km a noroeste de Jerusalém. Quando os Cruzados chegaram nesta localidade em 1099, encontraram ali um forte do período romano denominado Castellum Emaus.

Estrada Romana que levava a Emaús


“E eis que, no mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós e por que estais tristes? E, respondendo um, cujo nome era Cleopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte e o crucificaram. E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas, agora, com tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; e, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro e acharam ser assim como as mulheres haviam dito, porém, não o viram. E ele lhes disse: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o e lho deu. Abriram-se-lhes, então, os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura, não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as Escrituras? E, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém e acharam congregados os onze e os que estavam com eles, 34os quais diziam: Ressuscitou, verdadeiramente, o Senhor e já apareceu a Simão. E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles foi conhecido no partir do pão." Lucas 24.13-35

Pastor Nilton comentou alguns trechos desta história. Primeiro que ás vezes temos problemas em nossa caminhada, e erramos ao fixar os olhos nos problemas. Esquecemos até da presença de Jesus ao nosso lado quando fazemos isso. Veja, Jesus estava com eles, mas eles não notaram. Vamos nos acostumar na hora em que tivermos problemas, mudar de foco, colocar o foco em Jesus, fixar nele e não no problema.

Outro ponto, muita gente acha que Jesus está longe. História de 2000 anos. Jesus está lá no céu...longe do meu alcance....ERRADO MANOS, que é isso ! Jesus não está longe não, nós que se afastamos da presença dele quando fixamos nossos olhos no problema. Jesus enviou o consolador lembram ??? E o Consolador que é o Espírito Santo habita dentro de nós. Importante isso, vou repetir, “...ele habita dentro de nós”.
Vamos prestar a atenção, que Jesus está conosco, andamos com a solução e ás vezes apanhamos do problema. Isso é como morrer de sede no deserto, tendo garrafas de água na mochila.
Eles estavam tão focados no problema, que até acharam que Jesus era estrangeiro. Acontece ainda hoje. Perdemos a sensibilidade de Jesus em nossa vida.
Mas quando você convida Jesus para entrar na sua casa, você é capaz de reconhecer Ele.
Não só conhecer, mas conceder as honras da casa, como partir o pão por exemplo. Analise o texto. Após eles convidarem Jesus para entrar, conceder as honras da casa a Jesus eles puderam voltar ao outros discípulos e testemunhar o seu encontro com Jesus.
Esta passagem bíblica é muito interessante, tem muito mais para podermos falar. Mas quero me apegar mesmo registrando no que foi falado no Culto. Se conseguirmos por em prática estes pontos....já podemos comemorar uma grande vitória em nossa vida.
Percebeu Jesus hoje mano ao seu lado ?
Pense...

2 comentários:

  1. verdade gloria deus esta mensagem e realmente forte

    ResponderExcluir
  2. palavra muita boa vou

    ResponderExcluir